FWIT 2010
Realizou-se pela primeira vez em Portugal, parte do curso
"Fighter Weapons Instructor Training" ou simplesmente FWIT, destinado
a pilotos de caça. Este curso, que é a versão europeia do Norte-Americano
"Weapons Instructor Course" (também conhecido por "Top Gun"
celebrizado no filme homónimo), é um curso avançado, destinado a pilotos
experientes (mínimo de 500 horas de voo em F-16 - normalmente 700 a 1000 horas - e
detentores da qualificação "4 ship lead"). Nele participam além de
Portugal, também Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega, países que formam o
núcleo EPAF (European Participating Air Forces) que utiliza e desenvolve o F-16
em conjunto. O FWIT
é por isso uma curso multinacional, ao qual cada país para participar, deve ceder
pelo menos um aluno, um instrutor e um avião. É a terceira vez que a Força
Aérea Portuguesa participa neste curso, que existe desde 1985 nos moldes
actuais e que tem a sede na base de Leeuwarden na Holanda.
O FWIT tem o objectivo de proporcionar aos pilotos alunos, o
mais alto nível de proficiência e conhecimentos existentes e simultaneamente
pretende tornar os instruendos especialistas em táctica, o que lhes permitirá
futuramente liderar operações em cenários de conflito e servir de instrutores
de táctica dentro da esquadra de origem.
O curso de 2010 foi dividido em três partes: Ar-Ar,
Ar-Superfície e Táctica, com uma duração total de quase sete meses, durante os
quais os alunos realizaram um mínimo de 43 missões, tiveram 200 horas teóricas
e foram submetidos a 20 exames, (com aproveitamento mínimo de 85%), além de realizar
ainda uma tese final. Apesar deste nível de exigência, dos alunos que iniciam o
curso (entre 14 e 16), não costuma haver mais do que uma ou duas reprovações
por curso.
A etapa final, compreendendo parte da fase Ar-Superfície e a
fase Táctica, foi a realizada em Monte Real entre 11 de Outubro e 18 de
Novembro, período durante o qual se realizaram cerca de 320 missões em
aproximadamente 380 horas de voo, incluindo largada de armamento inerte e real.
As missões envolveram além de um número de F-16 entre as 14 e as 22 unidades
por missão, aeronaves C-295, C-130, EH-101, Alouette III da Força Aérea, bem
como um Falcon 20 de guerra electrónica da NATO, com os quais se simularam os
mais complexos cenários de conflito previsíveis na actualidade.
A realização desta fase na BA5, adicionada à partilha de
aviões entre as FAs Belga e Portuguesa (a Bélgica cedeu aviões a Portugal na
Holanda, sucedendo o inverso em Portugal), permitiu reduzir para 1/5 os valores
normais do custo da participação nacional.
O intercâmbio de equipamentos e tripulações é aliás normal
no FWIT, com o intuito de uniformização de procedimentos, tanto de voo, como de
manutenção e de controladores aéreos, dos diversos países intervenientes. É por
exemplo o único exercício em que, além da cedência pontual referida entre
Portugal e Bélgica, há total intercâmbio de aviões, pilotos e mecânicos,
podendo um piloto de qualquer nacionalidade participante, operar em qualquer
avião, com qualquer equipa de mecânicos.
No FWIT2010 graduaram-se os dois pilotos alunos portugueses
participantes, pertencentes às duas esquadras que operam o F-16 na FA -
Esquadras 201(Falcões) e 301(Jaguares).
Final de trabalhos de conversão dos motores Pratt&Whitney
Foi paralelamente assinalada no dia 9 de Novembro, a
conversão do último dos 25 motores Pratt&Whitney F100-PW-200C adquiridos a custo zero
com o programa Peace Atlantis II, para o padrão F100-PW-220E, a utilizar na
versão do F-16 MLU. Na cerimónia comemorativa realizada na BA5, em que
estiveram presentes o CEMFA, representantes dos EUA e do fabricante, foi
realçada a competência dos profissionais envolvidos, bem como a qualidade das
instalações criadas em
Monte Real. A capacidade instalada permitiu poupar 6M€ apenas
na mão de obra, quando comparando com a opção de alienar os trabalhos, e permitirá
economizar adicionais 14M€ na manutenção da totalidade da frota F-16, durante a
próxima década.
NOTA: Esta reportagem foi originalmente publicada na revista SIRIUS Magazine de Jan/Fev 2011
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