No passado dia 12 de Junho dirigi-me à BA8 em Ovar, para uma visita à Esquadra 551 “Panteras”.
Recebido pelo Comandante do GO da BA8, Major Silva, fui encaminhado para o totalmente renovado Hangar Norte, uma das infra estruturas mais modernas actualmente ao serviço da Força Aérea Portuguesa.
Depois de uma visita completa às instalações, foi a vez de conhecer o Black Hawk, estando todas as quatro unidades presentes no interior do Hangar.
Depois de um almoço com os oficiais superiores da Base, chegou a altura de assistir ao vôo de treino programado, recolha e largada de água, com a utilização do balde Bambi Bucket.
Quero apresentar o meu reconhecimento e a minha gratidão ao Estado Maior da Força Aérea, que autorizou esta visita e também a todos os militares de serviço na BA8, na pessoa do seu Comandante, Coronel Sérgio Estrela e a todos os elementos da Esquadra 551.
Recebido pelo Comandante do GO da BA8, Major Silva, fui encaminhado para o totalmente renovado Hangar Norte, uma das infra estruturas mais modernas actualmente ao serviço da Força Aérea Portuguesa.
Depois de uma visita completa às instalações, foi a vez de conhecer o Black Hawk, estando todas as quatro unidades presentes no interior do Hangar.
Depois de um almoço com os oficiais superiores da Base, chegou a altura de assistir ao vôo de treino programado, recolha e largada de água, com a utilização do balde Bambi Bucket.
Quero apresentar o meu reconhecimento e a minha gratidão ao Estado Maior da Força Aérea, que autorizou esta visita e também a todos os militares de serviço na BA8, na pessoa do seu Comandante, Coronel Sérgio Estrela e a todos os elementos da Esquadra 551.
Bem hajam.
Esquadra 551 “Panteras”
• Formada em Janeiro de 1978, a partir da Esquadra de Transporte e Ligação de Helicópteros (AL III), na BA6 do Montijo.
• Operou helicópteros Alouette III na vigilância marítima, busca e salvamento costeiro e como controladores aéreos avançados, durante operações de combate a incêndios florestais.
• Participou em exercícios como o “Míscaros” e o “Júpiter”, distribuídos por todo o país, tendo inclusivamente apoiado o salvamento de vítimas de inundações em Santarém (1979).
• Dissolvida em Setembro de 1986, tendo os seus activos sido integrados na Esquadra 552.
Reativação e Missão Actual (2023–Presente)
• Reactivada a 24 de Novembro de 2023 na BA8 em Ovar, agora centrada na supressão de incêndios florestais e na mobilidade aérea, ganhando a alcunha de “Panteras”.
• Equipada com helicópteros UH 60A Black Hawk (ex-Exército dos EUA recondicionados), equipados para combate aéreo a incêndios através de balde Bambi Buckets; o primeiro vôo de combate a incêndios foi efectuado a 12 de Abril de 2024.
• Inicialmente, foram adquiridos seis UH 60A; em setembro de 2024, este número foi alargado para nove helicópteros, os três adicionais na versão UH 60L - incluindo aviónica e motores avançados - que deverão chegar até 2026.
• Até à data, chegaram quatro do lote inicial, os restantes dois deverão chegar nos próximos meses.
Infra-estruturas e Formação
• As tripulações e o pessoal de terra receberam uma formação completa: 6 pilotos (2 até ao nível de instrutor), 27 mecânicos, bem como a melhoria das infra-estruturas de apoio, incluindo hangares e alojamentos na BA8.
• Uma aeronave de transporte KC 390 da Esquadra 506 "Rinocerontes", transportou os primeiros Black Hawks dos EUA no final de 2023, assinalando um marco na cooperação entre esquadras e na capacidade logística.
• A preparação para a missão prossegue com a formação em montanha e em áreas confinadas, estando a Capacidade Operacional Inicial (IOC) prevista para Novembro de 2025 e a capacidade total para 2027.
UH 60 Black Hawk: Especificações e Capacidades
• Modelos: Antigos UH 60A do Exército dos EUA, que estão a ser modernizados para variantes UH 60L, equipados com motores T701 e aviónica Garmin G5000H.
• Tripulação/Capacidade: 2 pilotos, até 12 bombeiros/passageiros; carga útil máxima suspensa 3 600 kg ou 2 950 L de água por largada.
• Performance: 2h30 autonomia, 555 km alcance, 314 km/h velocidade máxima.
• Actualizações de Aviónica: Instalação do Ace Deck com ecrã táctil Garmin 5000H, cartas IFR geo-referenciadas, comunicações via satélite, meteorologia em vôo, radar, rotores e motores melhorados.
• As tripulações e o pessoal de terra receberam uma formação completa: 6 pilotos (2 até ao nível de instrutor), 27 mecânicos, bem como a melhoria das infra-estruturas de apoio, incluindo hangares e alojamentos na BA8.
• Uma aeronave de transporte KC 390 da Esquadra 506 "Rinocerontes", transportou os primeiros Black Hawks dos EUA no final de 2023, assinalando um marco na cooperação entre esquadras e na capacidade logística.
• A preparação para a missão prossegue com a formação em montanha e em áreas confinadas, estando a Capacidade Operacional Inicial (IOC) prevista para Novembro de 2025 e a capacidade total para 2027.
UH 60 Black Hawk: Especificações e Capacidades
• Modelos: Antigos UH 60A do Exército dos EUA, que estão a ser modernizados para variantes UH 60L, equipados com motores T701 e aviónica Garmin G5000H.
• Tripulação/Capacidade: 2 pilotos, até 12 bombeiros/passageiros; carga útil máxima suspensa 3 600 kg ou 2 950 L de água por largada.
• Performance: 2h30 autonomia, 555 km alcance, 314 km/h velocidade máxima.
• Actualizações de Aviónica: Instalação do Ace Deck com ecrã táctil Garmin 5000H, cartas IFR geo-referenciadas, comunicações via satélite, meteorologia em vôo, radar, rotores e motores melhorados.
Crescimento da Frota e Formação
• Entrega por fases: primeiros 2 UH 60As em Nov 2023 via vôos ferry em KC 390; 3º entregue em Dez 2024; total de seis em 2025, aumentados para nove, com três UH 60L em 2026.
• A formação inclui seis pilotos (dois até ao nível de instrutor), 27 mecânicos, operações em montanha e em zonas confinadas, adaptação do balde Bambi Bucket para combate a incêndios, em 12 de Abril de 2024.
• IOC (Capacidade Operacional Inicial) definida para Nov 2025; FOC (Capacidade Operacional Total) prevista para Nov 2027.
• Entrega por fases: primeiros 2 UH 60As em Nov 2023 via vôos ferry em KC 390; 3º entregue em Dez 2024; total de seis em 2025, aumentados para nove, com três UH 60L em 2026.
• A formação inclui seis pilotos (dois até ao nível de instrutor), 27 mecânicos, operações em montanha e em zonas confinadas, adaptação do balde Bambi Bucket para combate a incêndios, em 12 de Abril de 2024.
• IOC (Capacidade Operacional Inicial) definida para Nov 2025; FOC (Capacidade Operacional Total) prevista para Nov 2027.
Cronologia de Missões & Treino
• Primeiro vôo Black Hawk em Portugal: 12 Dez 2023 — no prazo de 48 horas, ambas as aeronaves voaram juntas, registando um total de 8.5 horas de vôo.
• Treino em montanha e simulações SAR: Tiveram lugar em Seia/Serra da Estrela na Primavera de 2024; incluíram treino conjunto com Koalas AW119 e organismos de protecção civil.
• Primeiro lançamento com balde: Completado em 12 de Abril de 2024, na BA8 em Ovar.
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