EH101 MERLIN - 30 mil horas de voo na FAP

Texto: Paulo Mata
Artigo publicado na revista Take-Off Sirius em Fevereiro de 2021

Em meados de Fevereiro de 2021, a Esquadra 751 da Força Aérea Portuguesa (FAP) ultrapassou a marca das 30 mil horas de voo na frota EH101 Merlin.

Um marco simbólico, mas demonstrativo da actividade da frota que começou a substituir o mítico SA-330 Puma nas mesmas funções a partir de Fevereiro de 2005. Cerca de 16 anos, portanto, em que as capacidades da nova plataforma ficaram bem patentes, por exemplo em 2632 vidas salvas na missão de Busca e Salvamento (SAR), se compararmos com as 1816 resgatadas pelo Puma, em mais de 30 anos.

O Merlin representou, por isso, um salto qualitativo enorme, quer pela modernidade que aportou, quer pelas performances acrescidas, que lhe permitem operar com muito maior capacidade, segurança e autonomia, dentro da maior Área de Busca e Salvamento da Europa e a segunda maior do Atlântico Norte.

30 mil horas de voo, em que as capacidades da aeronave, aliadas ao empenhamento e profissionalismo do pessoal da Esquadra, granjearam o título de Membro-Honorário da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, atribuído em 2017 pelo Presidente da República, entre diversos outros prémios, medalhas e louvores de carácter mais local, ou por parte da indústria aeronáutica.

Operações tácticas

Apesar da missão de SAR ser sem dúvida a que mais reconhecimento e notoriedade pública aporta ao Merlin e à 751, e a que mais meios absorve continuamente (três alertas assegurados em permanência no Montijo, Lajes e Porto Santo), a sua missão e funções não se esgotam nela, estando a Esquadra capacitada para desempenhar igualmente missões de Informação, Vigilância e Reconhecimento (ISR), Salvamento e Extracção de Combatentes (CSAR) e Transporte Aéreo. 

Destacamento permanente da 751 na BA4 - Lajes

Destacamento permanente da 751 no AM3 - Porto Santo

Na verdade, as dimensões do EH101 Merlin e a facilidade e rapidez com que pode ser reconfigurado e projectado, para fazer face às solicitações do cenário em que tenha que operar, fazem deste helicóptero uma mais-valia gigantesca em praticamente todo o espectro de missões que possam ser consideradas para as aeronaves de asa rotativa. 

E as próximas 30 mil horas já começaram.




0 Debriefing:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons