OCEAN SKY 2021


O exercício Ocean Sky 2021 teve lugar nas Ilhas Canárias entre 15 e 29 de Outubro passado. 
Trata-se de um exercício internacional especializado na formação avançada em missões ar-ar e que tem lugar no espaço aéreo das Ilhas Canárias, especificamente ao sul das ilhas, no chamado Delta 79, razão pela qual é necessária uma grande organização em termos de controlo aéreo devido ao grande número de operações que são realizadas durante o exercício.


As missões concentram-se na utilização de múltiplos meios simultaneamente em cenários exigentes, apropriados à realidade geoestratégica, razão pela qual foram criados três países fictícios (Neutroxia (Neutro), Feroxia (Vermelhos ou Agressores) e Bluceronia (Banda Azul). Estas três "nacionalidades" alternaram entre as diferentes missões do exercício.
A defesa aérea das Ilhas Canárias, tal como a do resto do território espanhol, é da responsabilidade da NATO com os bens nacionais (de Espanha) colocados à sua disposição.
Para exercer estes recursos, o Comando Aéreo de Combate (MACOM) implantou as suas unidades de combate na base aérea de Gando (Gran Canaria) e unidades auxiliares no Aeródromo Militar de Lanzarote. As unidades de combate, apoiadas pelo Sistema de Comando e Controlo, uma plataforma AWACS da OTAN baseada na Alemanha, e outras unidades de apoio, realizaram este ano o exercício Ocean Sky.




O objectivo do exercício é treinar as capacidades da estrutura de Comando e Controlo de Combate Aéreo numa campanha de superioridade aérea para aumentar a prontidão de combate ar-ar das unidades de combate da Força Aérea e das unidades estrangeiras convidadas. Esta edição do Ocean Sky envolve o 343º Esquadrão da Força Aérea Grega (F-16), o 31º Esquadrão de Abastecimento e Transporte (A330 MRTT) da Armée de l'air, a 62ª Ala de Transporte da Luftwaffe (A400M), a 14ª Ala da Aeronáutica Militare (KC767), a Força Multinacional Europeia Multirole (MMU) e outras unidades de apoio.


O exercício foi conduzido em quatro fases:
1. Uma primeira fase de 'Geração e Desdobramento de Forças' com o objectivo de realizar todo o pessoal e tarefas de preparação de forças, bem como o desdobramento das unidades participantes.
2. Fase teórica, que incluirá uma série de 'palestras de integração de forças' destinadas ao conhecimento das aeronaves participantes no exercício, Segurança de Voo, Tácticas de Combate, etc., a fim de complementar a formação em voo.
3. Fase prática com missões do tipo DACT (Dissimilar Combat Air Training), numa grande variedade de cenários e com um grande número de aeronaves, para aumentar a interoperabilidade entre as diferentes unidades participantes, bem como para avaliar e melhorar as tácticas, técnicas e procedimentos utilizados neste tipo de missão.
4. Fase final de 'retirada'.
Finalmente, deve recordar-se que este tipo de exercício tem sido realizado anualmente nas Ilhas Canárias desde 2004, embora sob o nome DACT (Dissimilar Air Combat Training). Durante este tempo, numerosas unidades da NATO participaram nelas com a missão de exercitarem extensivamente as suas capacidades. 


O exercício deste ano envolveu cerca de 700 pessoas, 50 aviões de caça, três aviões de apoio que completaram 27 missões de voo e mais de 500 saídas.
Estas missões de formação envolveram países simulados - a que já se aludiu - e zonas de conflito a serem defendidos, com o objetivo de recriar o máximo possível de cenários que possam ocorrer na realidade.
- 3 períodos de combate visual (um contra um - 1 contra 1).
- 9 missões principais (Main Wave) principalmente no período das 9h às 12:30h da manhã.
- Até 30 combatentes envolvidos.
Cenários:
- Defesa de uma Zona Sem Vôo (No-Fly Zone).
- Recuperação de pessoal abatido.
- Defesa aérea e controlo do ar.
- Defesa de Bens Aéreos de Alto Valor.
- 18 missões menores (Onda Sombra) principalmente à tarde, das 16h às 18h
- Até 14 aeronaves envolvidas em duas missões simultâneas diferentes.

Os objectivos do Ocean Sky são principalmente dois, a saber:
1. Formar as unidades da Força Aérea e mantê-las plenamente capazes de agir em qualquer altura com a tarefa que lhes é exigida:
- Defesa do espaço aéreo nacional 
- Controlo do ar 
- Superioridade aérea 
- Abastecimento em voo 
2.- Formação com os nossos aliados para promover a interoperabilidade entre as diferentes nacionalidades da OTAN.
- Melhoria da interoperabilidade 
- Intercâmbio de táticas e procedimentos 
- Reforçar a cooperação internacional

Numerosas unidades da Força Aérea participam na Ocean Sky, incluindo unidades de combate, unidades logísticas e unidades de segurança. Todas participam realizando tarefas diferentes do desempenho de missões, apoio logístico e material necessário à realização do exercício e das unidades de segurança responsáveis pela geração e segurança das unidades de combate participantes e das unidades logísticas destacadas no exercício. Este ano, todas as unidades da Força Aérea que são mencionadas abaixo participaram no exercício, bem como algumas das unidades convidadas a tornar o exercício mais dinâmico. 


Lista de todos os participantes da edição de 2021:
- Asas de Caça 
- Asa 11 / Eurofighter / B. A. de Morón 
- Asa 12 / EF-18M / B. A. de Torrejón 
- Asa 14 / Eurofighter / B. A. de Albacete 
- 15ª Ala / EF-18M / B. A. de Zaragoza 
- 46ª Ala / F/A-18 / B. A. de Gando - Outras unidades de ar 
- 31 Ala / A400M / B. A. De Zaragoza 
- 802 Squadron / HD.21 e D.4 / B. A. de Gando - Sistema de Comando e Controlo 
- Centro de Operações Aeroespaciais MACOM / B. A. de Torrejón 
- Grupo de Alerta e Controlo (GRUALERCON) / B. A. de Gando 
- Grupo Central de Comando e Controlo (GRUCEMAC) / B. A. de Torrejón 
- Grupo de Comando e Controlo do Norte (GRUNOMAC) / B. A. de Zaragoza 
Outras unidades e comandos de apoio ao exercício:
- Comando Aéreo das Ilhas Canárias: Base Aérea de Gando e Lanzarote Aeródromo Militar. 
- Segundo Esquadrão de Apoio ao Desdobramento Aéreo (SEADA) 
- Esquadrão de Apoio ao Desdobramento Aéreo (EADA) 
- Centro Informático de Gestão (CIGES) 
- Grupo de Controlo Aéreo Móvel (GRUMOCA) 
- Unidade Médica Aérea de Apoio à Implantação (UMAAD) 
- Programa de Liderança de Formação (TLP) 
- Participantes estrangeiros 
- Força Aérea Helénica (GRC AF) / 343º Esquadrão de Caças (F-16C/D B52) 
- NAEW&C NATO (E-3A) 
- Força Aérea Francesa (FRA AF) / 31eme Escadre Aérienne de Ravitaillement et de transport stratégiques (A330 MRTT).


Texto e fotografias: Alejandro de Prado 
Pássaro de Ferro/Espanha

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